Yin e Yang

O tema do dueto esse ano é o Yin e Yang que na filosofia chinesa é uma representação do príncipio da dualidade, o conceito tem sua origem no Tao (ou Dao), base da filosofia e metafísica da cultura daquele país.

YIN - Nayara YANG - Lara


Segundo este princípio, duas forças complementares compõem tudo que existe, e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo movimento e mutação. Essas forças são:

Yang: O princípio activo, diurno, luminoso, quente, masculino = LARA
"Acordo cedo até mesmo nos dias de folga!"

Yin: o princípio passivo, noturno, escuro, frio, feminino = NAYARA
A Na não abre mão de ficar até tarde na cama nos dias de domingo! rs

Também é identificado como o tigre e o dragão representando os opostos.

O diagrama do Taiji simboliza o equilíbrio das forças da natureza, da mente e do físico. (Preto) e (branco) integrados num movimento contínuo de geração mútua representam a interação destas forças.

O Yang (LARA),o poder criador era associado ao céu e ao Sol, enquanto o Yin (NAYARA) corresponde à terra, ao receptivo, feminino e à Lua. O céu está acima e esta cheio de movimento. A terra - na antiga concepção geocêntrica - está em baixo e em repouso. Dessa forma, yin passou a simbolizar o repouso e yang, o movimento. No reino do pensamento, yin é a mente intuitiva, feminina e complexa, ao passo que yang é o intelecto masculino,racional e claro. Yin é a tranqüilidade contemplativa do sábio, yang a vigorosa ação criativa do rei.



Escolhemos esse tema para mostrar para o MUNDO que somos pessoas diferentes e com perfis opostos, mas que se completam e que conseguem mostrar na água uma unidade perfeita. Essa é a grande magia do nosso esporte. O desafio do nado sincronizado é trabalhar com pessoas diferentes e transforma-las na água para se parecerem iguais. Para isso é preciso muito treino.

TREINO, TREINO, TREINO... É só o que pensamos e fazemos, mas que é recompensador quando conquistamos nossos resultados positivos, como esse do Japão!

Próximo desafio? ITALIA. Até lá!

Beijão para todos!

5 comentários:

Luiza Tri 18 de maio de 2010 às 11:27  

Nossa Lara, bacanerrimo esse post! Achei bacana tambem pq minha parceira é bem diferente de mim e é muito dificil fazer com que fiquemos mais parecidas dentro dagua! E um desafio e vcs estao ocnseguindo superar isso! Admiro mto vcs! Sucesso!

Andrea Curi 18 de maio de 2010 às 21:51  

Tudo a ver! Elas se completam: dia/noite, emocional/racional, pratica/sonhadora, varias dualidades nesta dupla!

Unknown 18 de maio de 2010 às 23:37  

Show de bola o post, Larinha!!

Acho que essa dualidade só enriquece esse dueto. Assim ambas podem se desenvolver mais, tentando entender e acompanhar a outra.

bjoooo pra Yin e pra Yang ;)
Nat

Arthur Ferraz 19 de maio de 2010 às 00:21  

Gostei bastante Lara,
Aproveita o texto e faz um daqueles cartões de apresentação do dueto para a arbitragem, como aqueles da espanha do Gaudi, ou Miró,sei lá.
è bem inspirador.
Parabéns e força aí
Arthur

gina e ricardo 19 de maio de 2010 às 23:23  

Lara e Nayara muito legal saber sobre esse trabalho de voces que envolve não só o esporte aassim como a arte e cultura além de elevar o espírito aos céus.
PARABÉNS!!!!
Quanta riqueza e conteúco ao preparar as coreografias do nado sincronizado.
bjos
gina e ricardo

Seguidores