O tema do dueto esse ano é o Yin e Yang que na filosofia chinesa é uma representação do príncipio da dualidade, o conceito tem sua origem no Tao (ou Dao), base da filosofia e metafísica da cultura daquele país.
YIN - Nayara YANG - Lara

Segundo este princípio, duas forças complementares compõem tudo que existe, e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo movimento e mutação. Essas forças são:
Yang: O princípio activo, diurno, luminoso, quente, masculino = LARA"Acordo cedo até mesmo nos dias de folga!"
Yin: o princípio passivo, noturno, escuro, frio, feminino = NAYARAA Na não abre mão de ficar até tarde na cama nos dias de domingo! rs
Também é identificado como o tigre e o dragão representando os opostos.
O diagrama do Taiji simboliza o equilíbrio das forças da natureza, da mente e do físico. (Preto) e (branco) integrados num movimento contínuo de geração mútua representam a interação destas forças.
O Yang (LARA),o poder criador era associado ao céu e ao Sol, enquanto o Yin (NAYARA) corresponde à terra, ao receptivo, feminino e à Lua. O céu está acima e esta cheio de movimento. A terra - na antiga concepção geocêntrica - está em baixo e em repouso. Dessa forma, yin passou a simbolizar o repouso e yang, o movimento. No reino do pensamento, yin é a mente intuitiva, feminina e complexa, ao passo que yang é o intelecto masculino,racional e claro. Yin é a tranqüilidade contemplativa do sábio, yang a vigorosa ação criativa do rei.

Escolhemos esse tema para mostrar para o MUNDO que somos pessoas diferentes e com perfis opostos, mas que se completam e que conseguem mostrar na água uma unidade perfeita. Essa é a grande magia do nosso esporte. O desafio do nado sincronizado é trabalhar com pessoas diferentes e transforma-las na água para se parecerem iguais. Para isso é preciso muito treino.
TREINO, TREINO, TREINO... É só o que pensamos e fazemos, mas que é recompensador quando conquistamos nossos resultados positivos, como esse do Japão!
Próximo desafio? ITALIA. Até lá!
Beijão para todos!